Wednesday, July 14, 2010

Análise Histórico-Crítica da Bíblia: [1] A origem da condenação à homossexualidade

Há muitos anos um pastor da igreja que eu frequentava, a IECLB, me falou desse conceito, o estudo histórico-critico da Bíblia. Ele era um homem muito culto, e muito adiantado para o seu tempo, havia feito a faculdade de Teologia e tudo mais. Tinha a mente mais aberta que a maioria.

A idéia é analisar o conteúdo da Bíblia da seguinte forma:
Quem escreveu?
Em que época?
Para quem era direcionado?
Com que propósito?


Ele entendia que a Bíblia não pode ser toda considerada válida para os dias de hoje, no que ele era bem diferente de muitos religiosos que vemos hoje.

Pretendo fazer várias dessas análises, mas a primeira vai ser sobre a origem da condenação à homossexualidade. É um assunto sempre polêmico e muito mal-compreendido, e vale a pena dar uma olhada mais de perto nisso.
O que vou postar aqui é uma opinião particular minha, a partir de várias fontes e leituras no decorrer de muito tempo. Parto de um ponto de vista prático apenas. Se alguém não concordar ou quiser acrescentar alguma coisa, tudo bem.

Quando, onde, como e porque surgiu a condenação veemente da homossexualidade entre o povo hebreu? Era um povo nômade, no meio de uma terra desértica, onde competiam com outros povos pela sobrevivência e a ocupação daquela terra. Qual era o maior fator de sucesso nessas circunstâncias? Simples: gente. Quanto mais conseguissem aumentar o número de membros da tribo, mais rápido conseguiriam ocupar a terra, antes de outras tribos. Como o sistema era patriarcal, só importava quem fosse o pai, portanto as mulheres podiam ser de outras tribos, e um homem podia ter várias esposas, além de poder também produzir filhos com as escravas particulares dessas esposas, que contavam como se fossem dele e da esposa. Também é preciso levar em consideração que a mortalidade infantil provavelmente era grande, nem todos os filhos sobreviveriam até a idade adulta. Mesmo assim, quantos filhos um homem poderia vir a ter? No mínimo 10 ou 12, senão mais. Com sorte, quem sabe uns 20 ou 30. Como era uma questão de sobrevivência, era praticamente uma obrigação para um homem ter tantos filhos quanto pudesse. Um único homem que falhasse nesse aspecto era um prejuízo certo para a tribo. Não surpreende nada que um homossexual fosse considerado um peso morto, quase um traidor, por não cumprir com a sua obrigação e contribuir para o sucesso da tribo. A repressão tinha que ser radical e eficiente.

Até aqui analisei as circunstâncias prováveis ao fenômeno da condenação à homossexualidade na Bíblia.

A pergunta agora se torna óbvia: As circunstâncias atuais são as mesmas? Há razões práticas para achar que hoje a homossexualidade prejudica o grupo?

Deixo as perguntas sem resposta de propósito.
Cada um que pense e tire as suas próprias conclusões.

22 comments:

  1. Esta analise faz bastante sentido, principalmente se considerarmos as circunstancias da epoca e tambem do local. Ou seja, a demografia, distribuicao populacional, disseminacao de genes, etc. Enfim, tambem tem a ver com a evolucao. Nao posso esquecer os elementos culturais tambem, que derivam das condicoes locais e ambientais. Claro que meus comentarios seriam longos, mas acho que dei a entender.

    ReplyDelete
  2. @Rafael -
    É claro que o meu post não tem o propósito de esgotar o assunto, de forma alguma. Sei que há muitos aspectos a ser considerados, mas postagens longas demais na internet tendem a nãos er lidas até o fim.
    Abraço

    ReplyDelete
  3. Claro que as condições regionais e populacionais contribuíram para a homofobia "inspirada por Deus" no povo hebraico.
    Você acha que se eles tivessem uma superpopulação, se preocupariam com o fator reprodução??
    Como não tinham, o homem deveria ser reprodutor e guerreiro, e a mulher procriadora e acolhedora.
    Simples assim.

    ReplyDelete
  4. Dona Asa, dar a bunda é uma coisa asquerosa. Muitas das vezes quando um cara é sodomizado, ele acaba cagando no pênis do parceiro. A transmissão de AIDS nesse tipo de ato, é certo, caso um dos dois viados esteja contaminado.

    Vê se cria vergonha na cara, Asa, e pare de recomendar a sodomia aos outros.

    ReplyDelete
  5. @ Doutrinador - Se o problema é a sodomia, então suponho que você não tem nada contra gays que não o praticam, assim como o lesbianismo.
    Certo?

    ReplyDelete
  6. Doutrinador: pessoa que se foca tanto nessas partes do corpo deve ter maior poder mental nos gânglios nervosos do intestino do que no cérebro.

    Parece ser seu caso.

    ReplyDelete
  7. Eli Vieira, o Sr. é adepto da sodomia?
    Ah, não precisa responder, pois isso ficou bem claro!

    ReplyDelete
  8. /\
    Típico comentário de quem não tem argumento...

    ReplyDelete
  9. Obrigada por aumentar o número de acessos ao meu blog. :D

    ReplyDelete
  10. Doutrinador é latrinador, nunca tem argumento.

    ReplyDelete
  11. Asa, visito o seu Blog sempre antes de dar uma boa cagada!

    ReplyDelete
  12. Novamente, obrigada por aumentar o número de acessos ao meu blog. :D

    ReplyDelete
  13. Aaah mas de acordo com o brilhante pastor Silas MÁlafaia... a espécie humana está em perigo ainda hoje! hehe

    http://www.blogandogospel.com/foto-imagem-do-outdoor-que-o-pastor-silas-malafaia-colocou-rio-de-janeiro-em-protesto/

    ReplyDelete
  14. Concordo com sua análise historica do caso, um ponto de vista diferente. Pena q existem pessoas ignorantes e sem argumentos coerentes, q fica ofendendo os outros sem mais nem menos... aff oh humanidade decadente...

    Numa época em q nosso comportamento pode nos levar a uma catastrofe, não vejo necessidade de propagar antigos preconceitos desse povinho escolhido da Palestina,não merecemos isso, merecemos mais q isso

    ReplyDelete
  15. O seu estudo e para pessoas que sao inteligente, por que um ignoranre
    jamais entenderia um assunto tao profundo. Ninguem e homopssexual por que escolheu enquanto era gerado no ventre de sua mãe,como tambe´m ninguem escolhe ter sindrome de down,etc...As pessoas sao como sao e pronto, por que tanta discriminação nao se esqueça quevoce podera ter um filho gay , um neto ou ate bisneto. Isso e´problema de genética. os gays sao filhos de Deus como todos nos.Jesus se estivesse na terra jamais os condenaria. Quantas mulheres tem atitude piores do que a deles na pratica sexual e não sao discriminadas.




    ao

    ReplyDelete
  16. verdade ...super gostei desse blog

    ReplyDelete
  17. pra voce que gosta de ler a biblia para tirar dela argumento para o seu pecado da omossexualidade, axo que voce deve conhecer o texto de ( romanos 1,23-27) vou te ajudar: E MUDARAM A GLORIA DO DEUS INCORRUPTIVEL EM SEMELHANÇA DA IMAGEMDE HOMEM CORRUPTIVEL, E DE AVES E DE QUADRUPTE E DE REPTEIS. PELO QUE TAMBEM DEUS OS ENTREGOU ÁS COMCUPICIENCIAS DO SEU CORAÇÃO, A IMUNDICIA, PARA DESONRAREM O SEU CORPO ENTRE SI.POIS MUDARAM A VERDADE DE DEUS EM MENTIRAS E HONRAREM E SERVIRAM MAIS A CRIATURA DO QUE O CRIADOR QUE É BENDITO ETERNAMENTE. AMEM.!PELO QUE DEUS OS ABANDONOU AS PAIXOES INFAMES PORQUE ATE AS MULHERES MUDARAM O USO NATURAL NO CONTRARIO A NATUREZA. E SEMELHANTEMENTE TAMBEM OS VAOES DEIXANDO SE INFLAMARAM EM SUA SENSUALIDADE UNS COM OS OUTROS, HOMEM COM HOMEM COMETENDO TORPESA E RECEBENDO EM SI MESMOS A RECOMPENSA QUE CONVINHA AO SEU CORPO.E COMO ELES NAO SE IMPORTARAM DE TER CONHECIDO A DEUS, ASSIM DEUS OS ENTREGOU A UM SENTIMENTO PERVERSO PARA FAZEREM COISAS QUE NAO CONVEM". portanto meu querido homossexualidade é pecado e Deus abomina independente de suas convicçoes. em toda a biblia se voce estudar, verá casos sim de homossexualidade e em todas elas Deus os abominou. para sua lembrança, foi por causa dessas praticas que Deus destruiu sodoma e gomorra vc lembra??? o mundo atual esta correndo o mesmo mrisco. o que voces homoxessuais precisam é e um encontro real e pessoal com JESUS homossexual nao é genetico e nem normal, é uma posseção demoniaca que os fazem dar as costas para Deus em confronto a sua natureza.Deus nos fez MACHO E FEMEA.quando aceitamos a homossexualidade como sendo normal, estamos dizendo que Deus errou em nos fazer homem quando eu me sinto mulher, ou mulher se eu me sinto homem. mas Deus NAO ERRA!!a homossexualidade nao nasceu em Deus.

    ReplyDelete
  18. Asa, entendi seus argumentos, mas acho que o ponto principal não pode ser direcionado ao homosexualismo. Ou se entende que a BIBLIA não é a palavra de Deus verdadeira e infalivel como se apregoa. Que tal livro esta cheio de relatos e ensinamentos humanos, impregnado pela cultura e costumes da epoca emque foi escrito. Podemos até reduzir a biblia a condição de ter alguns ensinamentos divinos, de conter a palavra de Deus. MAS se voce acredita que a BIBLIA é a palavra de DEUS VIVA e EFICAZ; não tem como contextualizar a aceitação do HOMOSEXUALISMO e os ensinamentos biblicos.

    Muitas vezes as pessoas querem adpatar os ensinamentos biblicos a sua realidade usando os mais diversos argumentos possiveis...mas em alguns casos e o homosexualismo é um deles, é totalmente incompatível.
    Eu deixei de acreditar que a BIBLIA é palavra de DEUS da maneira como os religiosos apresentam, pois é muito contraditório seus ensinamentos com a idéia do DEUS VERDADEIRO.
    DEUS está sobre todas as coisas inclusive sobre a BIBLIA, ALCORAO, LIVRO dos ESPIRITOS e qualquer outra literatura.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu sinceramente não entendi se você também condena ou não a HOMOSSEXUALIDADE. Nem se você entendeu que eu não tenho crença nenhuma, e não creio em deus nenhum.
      Apenas propus uma reflexão com esse post.

      Delete
  19. Se reunimos, no mundo inteiro, todos e todas que deixaram a homossexualidade teríamos a receita pra essa mudança. Como ninguém se propôs a fazer tal estudo fico com a minha opinião. Segundo a bíblia, no contexto ou fora do contexto, eu prefiro o amor de Deus que, no dia e momento que Ele quiser, promoverá toda e qualquer mudança que ache necessário em minha vida. Fora isso, não tenho que dizer pra ninguém como é minha vida participar da porta pra dentro da minha casa. O que cheguei a conclusão que Deus me trouxe ao mundo e assim Ele me mudará quando e como Ele achar melhor. Até hj nenhuma igreja, encontro, oração, liberação e até jejum conseguiu tal feito em minha vida.

    ReplyDelete