Saturday, October 24, 2009

Histórias ainda mais antigas - Rebeldia herdada?

Minha vó compilou um livro a partir dos diários e cartas da minha bisavó. Por causa disso eu sei de coisas sobre os meus antepassados desde aproximadamente 1750. Um deles, devia ser o meu quintavô ou sextavô, era general no exército do rei da Suécia (a Finlândia era território sueco até 1809, quando foi conquistado pela Rússia).

Então, contam que o rei era um rapaz muito jovem, impulsivo e mimado, que só queria promover guerras. Esse meu antepassado teria perdido a paciência e dado um tapa no rei. Por causa disso ele foi condenado à morte.

A esposa dele vestiu o seu melhor vestido, o que ela havia usado para se casar, e foi pedir clemência, mas de nada adiantou. Ele foi decapitado pouco depois.

Diz a lenda familiar que o tecido desse vestido foi usado para revestir uma cadeira, e diz a minha bisavó que quando menina ela fez um furo na parte de trás do encosto da dita cadeira e viu, através de várias camadas sobrepostas, um tecido finamente bordado.

Será que a rebeldia é genética?

2 comments: