Saturday, October 24, 2009

A importância da leitura

Cresci em uma casa cheia de livros. Meus pais tinham o costume de ler histórias para nós na hora de dormir, e isso com certeza teve um papel fundamental no fascínio que sempre tive por livros.

Quando entrei na primeira série eu aprendi a ler em tempo recorde. Fiz o meu cartão de membro na Biblioteca Municipal na minha cidade. Já naquele tempo as bibliotecas na Finlândia eram muito boas, tinham uma grande variedade de livros. Fui à seção de livros infantis, claro, e peguei 5 livros que li em dois dias, e voltei para pegar mais. Eu acho que eu tinha uns 10 anos quando simplesmete tinha esgotado tudo na seção infanto-juvenil, e comecei a pedir livros na seção para adultos.

Quando vim ao Brasil eu já falava um inglês razoável, mas não sabia falar nada em português. Uma vizinha que era professora me emprestava livros, e isso me ajudou muito a aprender a língua. Em questão de menos de dois anos eu já estava praticamente fluente, e estudava sem dificuldades na escola regular.

A leitura nos proporciona a oportunidade de aprender com a experiência de outras pessoas e nos dá elementos para comparar e decidir por nós mesmos o que parece válido. Por isso é importante ler de tudo, inclusive opiniões com as quais não concordamos.

2 comments:

  1. Olá! Me chamo Marcela, e se não me engano, é a primeira vez que comento aqui no teu blog. Venho lendo os teus posts desde o início, aos poucos, e acho tuas histórias e os pequenos conselhos/aprendizados embutidos nelas muitíssimo interessantes e dignos de se pensar à respeito. Gostei da tua opinião sobre a importância da leitura neste post em especial, e quero que saibas que acabaste de me motivar à tocar minhas leituras de verão e escrever alguns textos que estou devendo à mim mesma. Por isso, um muito obrigada! Espero chegar ao teu post mais recente e alcançar os que virão em breve.

    Abraços,

    Marcela Mendonça Cavalheiro.
    21 anos.
    Estudante de Ciências Biológicas na UFRGS.
    7º Semestre (técnicamente falando 5º semestre).
    Voluntária *por enquanto =)* no Lab 24, do Dep. de Bioquímica da UFRGS.
    Aspirante à Cientista 8)

    ReplyDelete
  2. Marcela, fiquei muito feliz com o seu comentário e por saber que tive uma influência positiva.
    Grande abraço
    Åsa

    ReplyDelete