Sunday, August 29, 2010

100 cidades contra o apedrejamento – relato e fotos

****************************

“Eu vim em oração pela vida dela, que bom que vocês estão fazendo isso”, disse ela, tirando da bolsa uma imagem de uma santa. “Esta santa dizia sempre que não se deve atirar a primeira pedra”. Era uma imagem de Maria Madalena.

“Não somos religiosos”, respondemos, “mas ficamos felizes de estar juntos contigo na defesa da vida”. Ela então nos abraçou muito afavelmente, agradeceu mil vezes, tirou uma foto nossa, assinou o abaixo-assinado e foi embora. E outros como ela vieram e assinaram, marcando um evento modesto no Brasil, porém gigante no mundo, com mais de 100 cidades sincronizadas.

É esta uma das imagens que nos marcou no protesto de ontem pela vida da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani e contra o ritual bárbaro do apedrejamento no Irã e outros países. Apesar de ser um fim de tarde de um sábado chuvoso em Porto Alegre, conseguimos poucas dezenas de assinaturas, com sobrenomes como Koch, Machado, Lereutz, Silvestre, Belloli, Schneider, Cioccani, Festinalli, Porto, Silva, etc. – uma mistura bem característica da cidade. Uma petição simbólica frente a outras com centenas de milhares de assinaturas na internet.

Também foi até lá uma advogada que trabalha na OAB e nos falou da Rede Feminista, que também planeja um protesto semelhante caso a situação não mude."

Leia tudo e veja as fotos:
100 cidades contra o apedrejamento – relato e fotos

****************************

No comments:

Post a Comment