Saturday, September 28, 2013

Qual o sentido da cantada-de-rua?


Agora muitos homens estão argumentando que as mulheres 'precisam' entender a diferença entre uma cantada 'educada' e as grosserias e assédios.E que as mulheres tem que entender o lado dos homens, que só querem fazer um comentário inofensivo, um elogio. 

Não. Elas não tem que fazer isso. As mulheres passaram muito tempo caladas, 'entendendo' o lado dos homens. Está na hora de os homens tentarem entender o lado das mulheres. Muitos estão entendendo, mas outros estão teimosamente ainda insistindo que 'cantada' é muito diferente de 'assédio' e que portanto as 'cantadas' tem que continuar sendo toleradas?

Na verdade são vocês que tem que entender a diferença entre 'cantada' e abordagem.

Vamos lá.

Ok, você vê uma mulher desconhecida em algum local público (na rua, no ônibus, no trem, etc) e acha bonita.  

Não dá para simplesmente olhar discretamente sem encarar?
(Sabia que um olhar ostensivo em si já é percebido como uma ameaça? Já dá uma sensação de que há algo de errado com você, causa desconforto. Basta pensar em como vocês homens se sentiriam se algum outro homem olhasse para vocês de forma contínua e ostensiva.)

Aí você sentiu vontade de dizer a ela que a acha bonita (ou gostosa, ou qualquer outra coisa). 

Com que objetivo? Porque acha que ela vai gostar ou porque quer satisfazer o seu próprio impulso? No primeiro caso, você lê pensamentos? Tem certeza que ela vai gostar? No segundo caso, não acha que está sendo egoísta?
Então, exceto no caso de realmente querer conhecer aquela mulher, na dúvida é melhor deixá-la em paz.

Está de fato interessado em conhecê-la melhor para um possível futuro relacionamento? 

Que tal olhar para ela como uma pessoa e tratá-la como tal ao abordá-la, e não com um 'elogio' superficial? Há muitas formas de abordar uma mulher de forma respeitosa sem recorrer a 'cantadas'. E tem que ficar atento aos sinais. Se a mulher apressa o passo, desvia o olhar e parece apreensiva, esquece. Deixe-a em paz. Se houver um contato ocular, um pequeno sorriso, a mulher provavelmente estará receptiva a alguma conversa. Respeitosa.

As mulheres estão nas ruas atualmente para cuidar de suas vidas. Estão indo ao trabalho, ao supermercado, academia, buscar os filhos. Falar alguma coisa para qualquer pessoa desconhecida na rua sem um bom motivo é uma forma de invadir a privacidade dela. Afinal, está tentando chamar atenção dela por quê?

**************************


No comments:

Post a Comment