A resposta que as pessoas geralmente dão é "não", claro.
Mas é mesmo tão claro?
Várias coisas me chamaram a atenção no discurso da deputada; uma delas foi fazê-la de tal maneira que pareceu um discurso evangélico. No entanto, ela é católica. Quem não sabe teria pensado nisso?
Não foi uma mentira direta, mas foi uma forma de manipulação. O discurso foi bem ao estilo e gosto da bancada evangélica.
Agora, o expediente de associar homossexualidade à pedofilia é um argumento recorrente no discurso homofóbico, e é uma mentira deslavada!
A origem dessa mentira são algumas pesquisas fraudulentas e totalmente distorcidas de um tal de Paul Cameron. Mantenho um outro blog especificamente para expor essa fraude - Paul Cameron Refutado - onde traduzi textos de um excelente blog de Jason Kuznicki - Positive Liberty.
Agora já devem estar se perguntando "mas e o mandamento que diz para não mentir"? Pois é, aí temos a questão da "seleção de grupo", que é uma característica humana mas que as religiões exacerbam ao máximo.
Temos naturalmente uma idéia de grupos, tipo "nós" e "eles", desde pequenos, mas as religiões tendem a reforçar esse conceito e justificar a exclusão cada vez maior dos "outros", em vez de ensinar as crianças a ser mais inclusivas e tolerantes.
O "não mentir" só se aplica dentro do grupo; os de fora não merecem o mesmo respeito. Pelo contrário, muitas vezes as pessoas se sentem justificadas ao mentir para os "de fora", porque racionalizam que estão agindo assim em nome de um "bem maior". O que temos, no entanto, é apenas o velho e batido (e falacioso) "o fim justifica os meios". [*]
Então, pode mentir, pode manipular. Desde que seja em favor do próprio grupo.
Os "outros"? Que se danem!
**********************************************
[*] É uma falácia porque são os meios que determinam como será o fim. Se os meios são uma mentira, o fim também se tornará uma mentira.
**********************************************
versão cristã da Taqyia...
ReplyDelete"Se deus é por NÓS, quem será contra?"
ReplyDeleteE Da-lhes mentira.
Povo inocente esse brasileiro, como conseguem eleger uma anta dessas. Myrian Rios vai ler alguma revista, sai dessa bíblia que não vai ter levar a lugar nenhum.
ReplyDeleteVejam esse pastor aqui, detonando os homossexuais no twitter: @Aquilino_Avanzo
Falo livremente e com prazer: Pertencer a qualquer religiao organizada ou nao e viver em uma mentira. Esse mandamento e sua propria antitese.
ReplyDeleteBeijos
Roy
myrian rios? aquela que ha poucos anos gostava de mostrar o rabo em programas tipo domingo legal? heheheh
ReplyDeleteMyrian Rios é adepta da renovação carismática, ala católica que se comporta tal como os evangélicos.
ReplyDelete