Saturday, November 28, 2009

Eu comemoro o Natal!

Muitos ateus acham que não devem comemorar o Natal por "princípio", como se fosse errado de alguma forma. Eu considero isso um equívoco.

Meus pais eram ateus, mas comemoravam o Natal. O Natal na Escandinávia deriva da antiga festa pagã Yule (Jul, em sueco), que era a festa do Solstício de Inverno. Comemora-se o retorno do Sol, é uma festa de Luz, por isso as velas e o brilho. No início não tinha conotação cristã, e pode-se dizer que a maioria das pessoas hoje não comemora o Natal com esse sentido. É uma tradição que faz parte da nossa cultura, é uma época em que as familias se reúnem e se divertem.

Eu gosto desde a decoração da casa, montar o pinheiro, criar o clima com luz suave, velas acesas e música apropriada. Tudo isso me traz uma sensação de bem estar, de tranquilidade e eu não desistiria disso de forma nenhuma.

Descobri inclusive que o próprio Richard Dawkins comemora o Natal e defende o costume. Não que eu fosse agir diferente se ele não pensasse assim, mas gostei de saber.



É claro que existem muitos que não trazem essa tradição de casa, e não gostam do Natal. Tudo bem, ninguém é obrigado. Apenas acho que atualmente podemos atribuir o sentido que quisermos a essas festividades, cada um que faça o que lhe dá prazer.

GOD JUL a todos!!

12 comments:

  1. Asa, não sabia disso. Interessante, e sempre passo o natal em casa de minha família. O problema é na hora de cantar parabéns para o Menino Jesus. Aí complica, hehehe.

    ReplyDelete
  2. Para ser sincera, há muito tempo que não vejo o natal como uma festa religiosa, embora seja de fato.
    Adoro montar a árvore com meus filhos, colocar pisca-pisca na janela do apartamento e receber minha família para o jantar.
    Minha família é um capítulo à parte. Sempre preferimos o bom humor às convenções, então não esperamos a meia-noite para morder o peru. Quando temos vontade, comemos. Não é raro estarmos à meia-noite já confortalvelmente instalados cada um em suas casas, com seus pijamas ou um vinho particular na paz da casa silenciosa, felizes por termos sobrevivido a mais um ano.
    Sempre temos muito o que comemorar. Melhor fazê-lo quando todos estão no clima, a cidade está enfeitada e o 13º entra na conta.

    ReplyDelete
  3. A tradição do Natal não é exclusiva dos cristãos e concordo plenamente com a fairmativa de que "podemos atribuir o sentido que quisermos a essas festividades", e ainda aproveitar para comer um peru rechedo... :P
    Ótimo blog, parabéns!

    ReplyDelete
  4. Há muito sinto que o Natal é apenas motivo de reunião familiar com parentes pouco visitados durante o ano e oportunidade de pôr o papo em dia. Há um amigo secreto e ótimos pratos feitos por diferentes pessoas. Religião? Deus? Nascimento de alguém? Só de meu irmão que faz aniversário no dia 24 e para quem os "parabéns" são cantados. Exclusivamente para ele, é claro.

    ReplyDelete
  5. Eu ia fazer um texto no meu blog justamente sobre isso! Faço de suas palavras a minha e eu tb gosto muito do natal! Principalmente da união mesmo sendo ateísta.

    bjs

    ReplyDelete
  6. Eu também comemoro, mas mesmo sem ter Religião, acredito em Deus, e fui MAÇOM durante 20 anos.

    apesar de ser filho de Pai Judeu ( e comunista .... risos ... ) e mãe Católica fervorosa, daquelas que acendem vela para todos os Santos existentes, e ter pertencido a MAÇONARIA durante 20 anos, chegando ao 22º Grau, acredito em Deus profundamente, ele é a essencia da vida.

    Sou católico por convenção, batizado, crismado, etc.... meu Pai, é Judeu de nascimento, mas não pertence a Rewligião Judaica.
    Traduzindo .............................. é uma salada de frutas essa minha familia em termos de ideologia Politica, religiosa que nem queira fazer ideia ... !!!
    ..... risos ....

    OTIMA POSTAGEM ... !!!

    parabéns e grande abraço

    LUIZ GNZ

    ReplyDelete
  7. ahhhh sim, esqueci de um detalhe, meu PAI é Judeu, Polones, e ATEU ... !!!

    Comunista e ATEU, ele não tem Religião e nem crê em Deus ....

    Meu "velho", vai fazer 90 anos agora em Fevereiro, é uma "figuraça" .... !!! .... risos ....

    Abraços fraternos

    LUIZ GNZ - Alphaville - Barueri - SP - Brasil

    ...

    ReplyDelete
  8. Até para os mais religiosos o natal não é mais símbolo de religião, todos só pensam em fazer compras, comer bem, tomar vinho e ficar acordado a noite inteira, eu não sou ateu, mas sei muito bem disso.

    ReplyDelete
  9. Åsa, bom dia! Não é de hoje que acompanho suas postagens em comunidades como a "Sou Feliz Por Ser Ateu", além de ter visto alguns de seus vídeos. Deixe-me dizer que admiro profundamente o seu equilíbrio e seu humor, a forma leve como se expressa. Este tópico não é diferente. Gostei muito. Parabéns! Um grande abraço.

    ReplyDelete
  10. Realmente, o Natal é uma época festiva, é gostoso reunir a família, é muito difícil disso acontecer ao longo do ano, então sempre é bom comemorar, se podemos tranformar esse dia em algo tão prazeroso :DD

    ReplyDelete
  11. Olá,
    Também sou ateu e adoro comemorar o Natal, como uma época de sol, e confraternização, parabéns pela postagem e pelo Blog, adorei conhecer.

    Grande Abraço;

    Lauro Daniel

    ReplyDelete