Sunday, May 11, 2014

A incitação à intolerância religiosa


Não é de hoje que eu vejo uma crescente incitação ao preconceito às religiões afro. Ninguém me contou, eu mesma vi quando em um desses programas na TV um dos 'pastores' anunciou que haveria distribuição de 'sapatilhas abençoadas' para usar dentro dos sapatos. Motivo - os fiéis são levados a acreditar que se pisarem em um local onde foi feita uma oferenda a algum orixá (mesmo que não exista mais nenhum sinal dessa oferenda no local) os 'maus espíritos' poderiam de alguma forma 'entrar' na pessoa e lhe causar muitos problemas. 

Creio que não é muito difícil de imaginar o nível de medo e pânico que esse tipo de afirmação pode causar na mente de pessoas que confiam no 'pastor' ali em cima do palco. E a confirmação do problema social que isso está causando fica bastante evidente ao vermos notícias sobre invasões de terreiros por evangélicos, como esta tentativa em Olinda, esta outra em Santa Catarina, e ainda esta na cidade de Cachoeira, Bahia (se fizer uma busca no Google encontra mais notícias do tipo). 

Então o linchamento de uma mulher acusada de praticar bruxaria vai na mesma tendência, e está mais do que na hora das pessoas acordarem para o enorme perigo que esse tipo de incitação representa.

Abaixo dois artigos que saíram no jornal Zero Hora no Rio Grande do Sul sobre o problema dos linchamentos em geral, e sobre o caso da mulher acusada de bruxaria em particular. 


***************************************

Por que os linchamentos persistem na nossa sociedade

Morte de dona de casa em São Paulo desperta a discussão sobre por que ainda se cometem justiçamentos



"Neste maio de 2014, em Guarujá (SP), uma mulher falsamente suspeita de sequestrar crianças para rituais de magia negra, a partir de um retrato-falado difundido na internet, foi caçada por centenas de vizinhos, massacrada com pauladas na cabeça, arrastada agonizante pelo chão. Era Fabiane Maria de Jesus, que morreu aos 33 anos, pela barbárie de uma multidão sem lei."

http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2014/05/por-que-os-linchamentos-persistem-na-nossa-sociedade-4496508.html

Linchamentos põem a nu fragilidades da democracia

Recurso à violência expõe má compreensão, por parte da população, do processo democrático

"Gravado em vídeo, o massacre público cometido por homens, mulheres e até crianças contra a dona de casa Fabiane Maria de Jesus teve seu horror amplificado pela constatação de que a vítima confundida com uma sequestradora de crianças, a partir de um retrato-falado difundido em redes sociais, era completamente inocente das acusações.
Mas, e se ela fosse culpada, o linchamento seria justificável?"
http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2014/05/linchamentos-poem-a-nu-fragilidades-da-democracia-4496521.html
 ******************************************

No comments:

Post a Comment