No meu video As mulheres no ateismo eu disse, e mostrei, que sou realmente uma atéia "de carteirinha". E aqui está a imagem que comprova isso.
A STR foi fundada no dia 4 de maio de 1999, pouco mais de 12 anos atrás, ainda no século passado. Eu descobri o site no início de 2000, e foi praticamente a minha primeira referência ateísta na época. Ainda morava no interior e não tinha quase acesso a esse tipo de informação; a internet se tornou uma "janela para o mundo", e tornou possível que pessoas de todo o mundo se encontrassem e compartilhassem as suas experiências e pensamentos.
Há exatos 11 anos, em 28 de maio de 2000, eu me tornei oficialmente Editora de Inglês da STR. Traduzi vários textos, tanto do inglês para português, como vice versa, e foi uma época de muitas descobertas para mim. Eu lia os textos do site com grande prazer e também trocava idéias com os outros editores, vários dos quais moravam em Porto Alegre.
Tivemos a oportunidade de nos conhecer pessoalmente em novembro daquele ano, quando fui a Porto Alegre passar alguns dias. Dos que estavem presentes naquele dia eu lembro do Luis Brudna, Sandro Remboldt, Daniel Cunha, Juan Cisneros, além de mim e a minha filha. Se eu esqueci de alguém, peço que me perdoe, sou péssima com nomes e já faz mais de dez anos.
Eu devo muito à STR e ao Leo Vines que fundou o grupo e o site. Aprendi muito ali, e ainda tenho contato com várias pessoas que participaram dela.
Como a STR nunca encerrou oficialmente, a minha carteirinha ainda está valendo. =D
******************************************
Engraçado, nem sei aonde está minha carteirinha da STR.
ReplyDeleteAcho que em algum lugar aqui em casa também.
Mas realmente, acredito que é um dos sites com melhor conteudo ainda sobre o assunto em português.
Há alguma chance de a STR voltar à ativa?
ReplyDeleteAgora só tá faltando começarmos a fazer carteirinhas da LiHS! :D
ReplyDeletebjo (e obrigado pelo rango, eu fiquei sem cred no celular e acabei esquecendo de responder)
A STR também foi a minha primeira referência ateísta, devo muito e esta turma, inclusive a você, com suas traduções.
ReplyDeleteEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ReplyDeleteEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ReplyDeleteTAMBÉM RETIVE MUITO CONHECIMENTO A RESPEITO DA RELIGIÃO POR MEIO DA STR. TENHO MINHAS CRITICAS NO METAFISICO E NÃO CONCORDO COM OS CARAS DA MÍDIA RELIGIOSA.
ReplyDeleteO que está acontecendo com o site da STR? Os links estão quebrados
ReplyDeleteEstá sem manutenção há muito tempo, infelizmente.
DeleteEu conheço o Daniel Souto Maior desda STR (Sociedade Terra Redonda), sendo que em 1999 eu usava outros nomes tipo MITRA ENOZ.
ReplyDeleteEm 2006, quando o Leo Vines passou a STR para o Daniel, o Yahoo me convidou para participar do Resposta, e como o Daniel vivia implicando comigo, eu terminei saindo da STR...
Quando o Daniel criou a Atéia ele me convidou para se sócio, mas como eu disse que o Daniel é só um cidadão esforçado tipo Rubens Barrichello, enquanto o Lisandro Hubris seria um gênio como o Ayrton Senna, a Atéia desistiu de me levar para ajudar num debate na TVS...
http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=31436