Saturday, May 28, 2011

Sociedade da Terra Redonda

No meu video As mulheres no ateismo eu disse, e mostrei, que sou realmente uma atéia "de carteirinha".  E aqui está a imagem que comprova isso.

A STR foi fundada no dia 4 de maio de 1999, pouco mais de 12 anos atrás, ainda no século passado. Eu descobri o site no início de 2000, e foi praticamente a minha primeira referência ateísta na época. Ainda morava no interior e não tinha quase acesso a esse tipo de informação; a  internet se tornou uma "janela para o mundo", e tornou possível que pessoas de todo o mundo se encontrassem e compartilhassem as suas experiências e pensamentos.

Há exatos 11 anos, em 28 de maio de 2000, eu me tornei oficialmente Editora de Inglês da STR. Traduzi vários textos, tanto do inglês para português, como vice versa, e foi uma época de muitas descobertas para mim. Eu lia os textos do site com grande prazer e também trocava idéias com os outros editores, vários dos quais moravam em Porto Alegre.

Tivemos a oportunidade de nos conhecer pessoalmente em novembro daquele ano, quando fui a Porto Alegre passar alguns dias. Dos que estavem presentes naquele dia eu lembro do Luis Brudna, Sandro Remboldt, Daniel Cunha, Juan Cisneros, além de mim e a minha filha. Se eu esqueci de alguém, peço que me perdoe, sou péssima com nomes e já faz mais de dez anos.

Eu devo muito à STR e ao Leo Vines que fundou o grupo e o site. Aprendi muito ali, e ainda tenho contato com várias pessoas que participaram dela.

Como a STR nunca encerrou oficialmente, a minha carteirinha ainda está valendo. =D

******************************************

10 comments:

  1. Engraçado, nem sei aonde está minha carteirinha da STR.
    Acho que em algum lugar aqui em casa também.

    Mas realmente, acredito que é um dos sites com melhor conteudo ainda sobre o assunto em português.

    ReplyDelete
  2. Há alguma chance de a STR voltar à ativa?

    ReplyDelete
  3. Agora só tá faltando começarmos a fazer carteirinhas da LiHS! :D
    bjo (e obrigado pelo rango, eu fiquei sem cred no celular e acabei esquecendo de responder)

    ReplyDelete
  4. A STR também foi a minha primeira referência ateísta, devo muito e esta turma, inclusive a você, com suas traduções.

    ReplyDelete
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ReplyDelete
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ReplyDelete
  7. TAMBÉM RETIVE MUITO CONHECIMENTO A RESPEITO DA RELIGIÃO POR MEIO DA STR. TENHO MINHAS CRITICAS NO METAFISICO E NÃO CONCORDO COM OS CARAS DA MÍDIA RELIGIOSA.

    ReplyDelete
  8. O que está acontecendo com o site da STR? Os links estão quebrados

    ReplyDelete
  9. Eu conheço o Daniel Souto Maior desda STR (Sociedade Terra Redonda), sendo que em 1999 eu usava outros nomes tipo MITRA ENOZ.
    Em 2006, quando o Leo Vines passou a STR para o Daniel, o Yahoo me convidou para participar do Resposta, e como o Daniel vivia implicando comigo, eu terminei saindo da STR...
    Quando o Daniel criou a Atéia ele me convidou para se sócio, mas como eu disse que o Daniel é só um cidadão esforçado tipo Rubens Barrichello, enquanto o Lisandro Hubris seria um gênio como o Ayrton Senna, a Atéia desistiu de me levar para ajudar num debate na TVS...

    http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=31436

    ReplyDelete